PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL E REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO SÃO TEMAS DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Publicado em: 20-02-2019

O curso de formação dos professores reuniu docentes da Rede Municipal de Ensino de São José do Ouro e da Escola Estadual Prof. Carmen Scotti Pacheco, nesta segunda e terça-feira (18/02 e 19/02), na Câmara Municipal de Vereadores. Durante o curso foram discutidos temas como o Programa Educação Fiscal e o Referencial Curricular Gaúcho.
A coordenadora de Educação, Sandra Zanella Pieri, agradeceu a todos pela participação e falou sobre a importância do Programa de Educação Fiscal e a Nota Fiscal Gaúcha, pedindo o engajamento de todos os professores nas atividades e a participação da escola estadual no programa para o ano de 2019. Também, salientou que os objetivos do programa é melhorar a arrecadação e a construção de consciência cidadã (direitos e deveres), a criação de ações que deem a oportunidade para a sociedade participar da gestão pública através de suas representações locais.
Neste ano, serão desenvolvidas algumas atividades como concurso de redações, projetos pedagógicos, campanha de aumento de cadastro na Nota Fiscal Gaúcha, conscientização para pedir a nota fiscal, entre outros.
A palestrante, professora Raquel Telles de Souza, trabalhou sobre o referencial curricular gaúcho, no qual, ele será o norteador dos currículos das escolas gaúchas, com as competências e normativas, procurando atender a todas especificidades da Rede Municipal e Estadual, pois o documento base deve atender a todas escola do município. Para encerrar a atividades do dia 18, foi realizado um show onde enfatizou-se a importância da vida, com música e divertimento.
E, ontem (19/02), continuaram com os trabalhos sobre as mudanças da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o documento Referencial Curricular Gaúcho.